15-30142607 / 15-991137708 / 15-996115500

15-30142607 / 15-991137708 / 15-996115500

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Camaro Amarelo

Sorocaba vive a febre do Camaro

Símbolo de status, imponência, esportividade e alta potência. Essas são algumas das características que podem definir um ícone do setor automotivo, em especial no Brasil, o Chevrolet Camaro. E depois de alguns anos no ostracismo, o modelo voltou com força total às ruas do País. O "mercado do Camaro" ganhou propulsão principalmente em Sorocaba, onde o esportivo parece fazer bastante sucesso: a cidade é a terceira no Brasil com maior número de unidades, atrás apenas de São Paulo e Curitiba. O sucesso do modelo é tão grande que em apenas dois anos por aqui, ele atingiu a marca de esportivo importado mais vendido no território nacional, superando o rival Ford Mustang e despertando novamente a paixão de aficionados pelo motor robusto, capaz de alcançar 100 km/h em menos de cinco segundos.

Em sua quinta geração, o Camaro atrai uma legião de fãs. O modelo lançado originalmente em 1966 manteve características como o visual arrojado e esportividade mas não deixou de acompanhar as evoluções do setor automotivo. Hoje ele é equipado com alta tecnologia e conta com itens de luxo como aquecimento dos bancos e computador de bordo com sete funções apresentadas em uma tela de cristal líquido, num sistema chamado Head-Up Display que projeta mostradores no pára-brisas do veículo.

Para o empresário Elizeu Schimdt, adquirir um Camaro era um sonho de consumo, que foi realizado recentemente. "Sempre quis ter um e agora pude comprar. Além disso, depois de assistir o filme Transformers meu filho me pediu que comprasse um. E tinha de ser amarelo", conta. Elizeu admite que trata-se de um alto investimento, mas confirma que está satisfeito com o veículo. "Vale a pena cada centavo pago, pois trata-se de um carro que não deixa de ter nada", afirma. Segundo ele, a beleza do carro reforça o desejo do consumo.

De acordo com o gerente de vendas da concessionária Automec, da Chevrolet, José Barbaresco Filho, o que incentiva o consumidor a procurar o Camaro é o que ele simboliza para o proprietário. "O status que ele proporciona e o prazer de dirigir um carro diferenciado são os motivos que levam alguém a comprar o Camaro. A pessoa conhece o veículo antes mesmo de comprá-lo por tudo aquilo que ele significa. Na verdade, ele é um carro que se vende sozinho", afirma. Segundo ele, são vendidos de quatro a cinco Camaro por mês em Sorocaba.

Todo o status proporcionado pelo esportivo tem um alto preço: são R$ 201.000 desembolsados para deixar a concessionária a bordo de um Camaro. Talvez isso explique o porque de o modelo ser tão cobiçado e valorizado no Brasil, já que nos Estados Unidos, o mesmo carro é vendido por $ 37.500.

Entretanto, para o também empresário Fernando Maciel, proprietário de um Camaro branco com pouco mais de 1.000 km de estrada, o que menos importa é o status. Para ele, a satisfação em ter um esportivo dessa categoria é poder explorar o que ele tem de melhor: o motor. "Eu sou uma pessoa radical em relação a motores. E o Camaro proporciona um prazer de dirigir enorme, que não encontro em nenhum outro carro, por isso não me vejo com outro modelo. Não tem nada a ver com status ou qualquer aspecto financeiro", diz. Maciel, que já reuniu um grupo de doze Camaro para fazer uma viagem, só o fato de possuir um Camaro já simboliza a paixão por automóveis. "Quem tem um desses cuida. Tanto é que eles nunca são vistos sujos. É mais do que ter um carro, é um estilo de vida", afirma.

O visual agressivo do esportivo acentuado pelas rodas de 20 polegadas traduz toda a fúria contida no motor V8 de 16 válvulas e 6.2 litros da versão SS (Super Sport, sigla que acompanha apenas alguns modelos especiais da GM), que proporciona 406 cv de potência a 5.900 rpm, distribuídos em seis velocidades pela transmissão automática. Essa potência se traduz na marca de apenas 4,8 segundos para ultrapassar a barreira dos 100 km/h, atingindo 250 km/h limitados eletronicamente pela marca. O interior é envolvente com volante exclusivo personalizado, iluminação do painel em tom azul e mostradores centrais de monitoramento de pressão, temperatura de óleo e transmissão e bateria.


Embalo sertanejo


Embora o Camaro por si só tenha inúmeros atrativos, é inegável que parte do êxito recente do modelo se deve a presença de um hit nas paradas de sucesso. A música "Camaro amarelo", da dupla sertaneja Munhoz e Mariano, que faz referência ao "poder" do carro em atrair as mulheres, caiu no gosto principalmente dos jovens, e vem sendo uma das principais das baladas e festas sertanejas. Com isso, o Camaro chama ainda mais a atenção por onde passa.



Segundo Barbaresco Filho, o amarelo mencionado na canção é o mais procurado pelos consumidores. "É a cor predominante, que mais tem saída, vende mais do que o preto e o branco", conta. A preferência pela cor não é exclusividade sorocabana: tanto por aqui quanto nas capitais paulista e curitibana, ela é a responsável por 34% dos Camaro emplacados nas concessionárias. Ao todo, são seis opções de cores disponíveis no modelo.

No entanto, para Fernando Maciel, foi a canção que pegou embalo na fama do esportivo da GM. "A música é que embalou com o sucesso do carro, e não vice-e-versa. Tanto é que o meu Camaro nem é amarelo", explica. Já Elizeu Schmidt confirma que a música deu mais notoriedade ao modelo. "Realmente agora o carro faz mais sucesso. Por onde passa ele chama a atenção. Ainda mais porque meu filho adora sair comigo por aí ao som de Camaro amarelo", conta. (supervisão: Adalberto Vieira)

Fonte:
http://portal.cruzeirodosul.inf.br/acessarmateria.jsf?id=415038

Nenhum comentário:

Postar um comentário